quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Pelo menos para mim eles são eternos...




Os avós nunca morrem apenas ficam invisíveis e dormem para sempre no fundo dos nossos corações. 
Sentimos hoje e sentiremos sempre com toda certeza a falta deles e daríamos qualquer coisa para voltar a escutar as suas histórias antigas, seus velhos tempos, mesmo que por diversas vezes você tenha se recusado a ouvir por já conhecer de có, seus alertas tipo:
“Menina(o) calce os pés”;
“Não se levanta e se coloca os pés no chão isso da doença nos ossos”;
“Sai do sereno para não pegar constipação na cabeça”;
“Não fique na rua até tarde menina(o), é perigoso”;
“O que você tem ta doente? Vou fazer um chazinho para você”;
“Deus lhe acompanhe”;
“Te amo”;
“Saudade…”
É quem nunca sentiu falta das suas caricias e olhares cheios de ternura infinita e única?
Sabemos que faz parte da vida, o fato de os avós terem o privilégio de nos ver nascer e crescer, nos dar todo amor, toda doçura que puderem e muitas vezes até a que não podem, e nós somos obrigados a testemunhar o envelhecimento deles, o adeus.
A perda deles é geralmente a primeira despedida das nossas vidas, normalmente na infância. Alguns possuem o privilégio de ainda possuírem as suas mesmo depois de adultos, porém eventualidades, divergências, ocupações do dia a dia fazem com que aproveitem pouco esses momentos maravilhosos.
Os avós que participam na infância dos seus netos deixam vestígios da sua alma, legados que irão acompanhá-los durante toda a sua vida como sementinhas de amor, como um consolo para esses dias em que eles inevitavelmente se tornaram invisíveis, mais essas felizmente são sementinhas diferentes, são eternas.

Convidamos você a refletir sobre essa pauta conosco.



O adeus dos avós
A maioria dos psicopedagogos diz de forma bem clara: devemos sempre dizer a verdade a uma criança.
Algumas pessoas pelo contrário, acabem explicando mal a morte com o intuito de suavizar, minimizar essa dor que é tão grande, fazendo de conta que isso não faz sofrer. É preciso adaptar a mensagem para a criança, isso é um fato, porém o erro mais comum cometido pelos pais é evitar, por exemplo, a última despedida entre a criança e a avó enquanto ele está no hospital ou quando fazem uso de metáforas como Sua avó está lá no céu ela virou uma estrela”.
É preciso explicar a morte de uma maneira simples e até mesmo religiosa, também é preciso enfatizar no fato de que ela “não volta mais”. Uma criança pequena consegue absorver apenas quantidades limitadas de informações, devemos ser breves e simples.

Os avós seguraram as nossas mãos durante um tempo, enquanto isso nos ensinaram a andar, até que chega o momento em que eles precisam segurar as nossas mãos para se apoiar, para se aconchegar, mas depois, o que seguraram para sempre serão os nossos corações, onde eles descansaram eternamente nos oferecendo a sua luz, a sua memória.

Fonte: Fãs de Psicanalise

Dedicatória:
Para você Guilher, que a cada vez que penso que já vai embora, lágrimas insistem a brotar do meu rosto de saudades antes da hora.
A linguagem em forma de um abraço, de um afago, de um beijo, de um sorriso cúmplice e de ficarmos sentadas no meio da tarde compartilhando silêncios enquanto vemos o pôr do sol e agradecer por naquele momento, estarmos juntas.




Lindaiá Campos



Nenhum comentário:

Postar um comentário