segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Conheça alguns ótimos livros de escritores japoneses



A cultura japonesa me fascina. Acho que desde pequeno venho cultivando um interesse profundo por muitas coisas de lá: idioma, história, música, cinema, animes, mangás, artes marciais, culinária etc.
No caso específico da literatura japonesa, meu primeiro contato foi com o livro “Uma questão pessoal”, do Kenzaburo Oe. Depois desse, não parei mais.

Felizmente, muitas obras japonesas já foram traduzidas para o português.
Em especial, o trabalho da Editora Estação Liberdade é fantástico, uma enorme contribuição para nós, leitores brasileiros.
Preparar essa lista foi uma tarefa complicada já que, para quem gosta muito de um assunto, tudo relacionado a ele tem um peso e uma importância maior. Foi difícil definir o que seria incluído.
Atento que essa não é uma lista com os “melhores” livros da literatura japonesa, mas sim uma seleção de obras relevantes no meu ponto de vista.
Primeiramente, separei alguns títulos dos dois escritores japoneses que receberam o Nobel de Literatura:  Yasunari Kawabata (em 1968) e Kenzaburo Oe (em 1994).
Temos também alguns títulos do Haruki Murakami, que sempre está entre os mais cotados para receber essa premiação.

Inseri na lista alguns nomes fundamentais como, por exemplo: Kobo Abe, Eiji Yoshikawa, Yukio Mishima, Ryunosuke Akutagawa, Natsume Soseki, Sei Shônagon, Yoko Ogawa, Banana Yoshimoto e Natsuo Kirino.
Espero que gostei da lista!












Autor(a): Nagai Kafu
Editora: Estação Liberdade
Ano da publicação no Brasil: 2016
Páginas: 248

Trecho da sinopse – “Publicada originalmente entre 1916 e 1917 no jornal literário Bunmei, Guerra de gueixas foi uma obra bastante ousada para a época – desde sua primeira edição em livro, ainda em 1918, até os anos 1960, só circulou a edição “censurada”, em que as passagens tidas como eróticas tiveram de ser removidas. Nada que hoje causasse maior furor, mas as pequenas historietas que compõem a trama central, notadamente os relacionamentos entre as gueixas e seus clientes, carregam de fato muito de uma promiscuidade comum na sociedade japonesa, mas sobre a qual não se falava – ou se escrevia.”













Autor(a): Sei Shônagon
Editora: Editora 34
Ano da publicação no Brasil: 2013
Páginas: 616


Trecho da sinopse – “Escrito no século X em Quioto por Sei Shônagon, dama da corte da imperatriz Teishi, O Livro do Travesseiro é a principal obra da literatura clássica japonesa.”













Autor(a): Haruki Murakami
Editora: Alfaguara
Ano da publicação no Brasil: 2015
Páginas: 1280


Trecho da sinopse – “Tóquio, 1984. Aomame, uma mulher que esconde sua profissão de assassina, é enviada para matar um homem numa missão que mudará drasticamente sua vida. Em paralelo, Tengo, professor de matemática e aspirante a escritor, se envolve em um misterioso projeto de reescrever o romance Crisálida de ar, composto por uma menina de 17 anos. De forma alternada, as duas narrativas convergem, e aos poucos o leitor descobre o verdadeiro elo entre elas.”














Autor(a): Kenzaburo Oe
Editora: Companhia das Letras
Ano da publicação no Brasil: 2003

Páginas: 224

Trecho da sinopse – “Em 1964, o romancista japonês Kenzaburo Oe recebia a notícia de que seu primeiro filho nascera com uma anomalia cerebral. É a mesma situação enfrentada pelo protagonista de Uma questão pessoal , o professor Bird.”












Autor(a): Kenzaburo Oe
Editora: Companhia das Letras
Ano da publicação no Brasil: 2011
Páginas: 456


Trecho da sinopse – “Escritos entre 1957 e 1990, estes contos refletem não apenas a evolução da escrita do autor, mas também os seus temas recorrentes. Kenzaburo Oe foi construindo aos poucos um universo tipicamente japonês, habitado por personagens que jamais poderiam ser ocidentais.”











Autor(a): Ryunosuke Akutagawa
Editora: Estação Liberdade
Ano da publicação no Brasil: 2010
Páginas: 352 
Trecho da sinopse – “Esta coletânea do mestre nipônico da prosa breve mostra uma escrita potente, amarga, que trafega entre as culturas do Japão e do Ocidente, sempre refletindo sobre a inevitável tensão entre a vida e a arte.”












Autor(a): Natsuo Kirino
Editora: Rocco
Ano da publicação no Brasil: 2009
Páginas: 544


Trecho da sinopse – Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): “De meia-noite às cinco e meia, sem intervalo, Yayoi, Masako, Yoshie, Kuniko e seus colegas permanecem ao lado da esteira transportadora, embalando quentinhas. Apesar de oferecer bom salário para meio-expediente, o serviço na fábrica de refeições de comida pronta é desgastante. Entre o trabalho mecânico da madrugada e os afazeres domésticos da manhã seguinte, as quatro operárias japonesas viveriam o repetitivo e extenuante cotidiano da mulher contemporânea até que um trágico assassinato mudasse suas vidas para sempre.”












Autor(a): Yukio Mishima
Editora: Companhia das Letras
Ano da publicação no Brasil: 2002
Páginas: 168


 Trecho da sinopse – “O jovem pescador Shinji conhece Hatsue, uma mergulhadora de beleza inquietante, na orla da praia de Utajima, onde mora com a mãe e o irmão. Hatsue é filha de Terukishi Miyata, um dos homens mais ricos da pequena vila pesqueira japonesa.Shinji e Hatsue se apaixonam e frustram a vontade do pai da garota de vê-la casada com Yasuo, pretendente a quem ela fora prometida. Tem início uma história de amor proibida, de desenlace imprevisível.”












Autor(a): Jun’ichirō Tanizaki
Editora: Estação Liberdade
Ano da publicação no Brasil: 2005
Páginas: 744


Trecho da sinopse – “Considerada a obra-prima do escritor Jun’ichirō Tanizaki, As irmãs Makioka traça um sutil e complexo perfil da sociedade japonesa durante os anos 1930 e aborda uma série de conflitos entre os valores japoneses e os ocidentais, bem como entre a tradição e a modernidade.”











Autor(a): Natsuo Kirino
Editora: Rocco
Ano da publicação no Brasil: 2011
Páginas: 576


Trecho da sinopse – “O assassinato de duas prostitutas, ambas ex-estudantes de uma escola para moças de elite em Tóquio, é o ponto de partida desta história, que reconstitui a vida das duas vítimas e da narradora do livro. Filha de uma japonesa e um suíço, a narradora sem nome é atormentada ao longo de toda sua vida por profundos sentimentos de inadequação e rancor, frutos de sua origem mestiça e da constante comparação com sua irmã, Yuriko, dotada de uma beleza fora do comum.”













Autor(a): Banana Yoshimoto
Editora: Estação Liberdade
Ano da publicação no Brasil: 2015
Páginas: 2015

Trecho da sinopse – “Deixar para trás o lugar onde se viveu durante toda a vida não é fácil. Podemos abandonar nossa terra natal, mas a terra natal nunca sai de nós. É esse o sentimento que vem experimentando Maria Shirakawa, a personagem- narradora deste Tsugumi. Recém-instalada em Tóquio para iniciar a vida universitária, Maria ainda não se desconectou por completo da paradisíaca cidade litorânea na península de Izu, onde, desde pequena, crescera na companhia das primas Yoko e Tsugumi.”










Autor(a): Jun’ichirō Tanizaki
Editora: Companhia das Letras
Ano da publicação no Brasil: 2009
Páginas: 224

Trecho da sinopse – “A vida secreta do senhor de Musashi” narra episódios da infância e da juventude de Terukatsu, membro do clã Musashi. Como era hábito no Japão do século XIV, o garoto fora enviado ao castelo de um senhor aliado para receber sua educação literária e marcial. Ali, aos doze anos, acompanhará fascinado a batalha entre os defensores do palácio e os guerreiros de outro clã, que pretendem tomá-lo. A experiência o levará a desenvolver um curioso impulso erótico e necrófilo: a obsessão sexual por cabeças decapitadas, como as dos guerreiros inimigos mortos no campo de batalha. […] Na segunda novela, “Kuzu”, o narrador fala de sua tentativa frustrada de escrever um romance histórico sobre o Imperador Celestial, morto no século XV, nas montanhas de Yoshino.”











Autor(a): Yoko Ogawa
Editora: LeYa
Ano da publicação no Brasil: 2011
Páginas: 208


Trecho da sinopse – “Mari e sua mãe são proprietárias do Hotel Íris. Modesto mas bem administrado, o estabelecimento em geral tem lotação completa. Como em todas as noites, a jovem Mari toma conta da recepção, e o hotel dorme tranquilamente até que sua paz é interrompida por gritos de uma mulher que sai de um dos quartos insultando o homem que a acompanha.”











Autor(a): Yukio Mishima
Editora: Benvirá
Ano da publicação no Brasil: 2012
Páginas: 448


Trecho da sinopse – “Tóquio, 1912. O mundo hermético da antiga aristocracia da era Meiji está sendo invadido por ricas famílias das províncias sem o peso da tradição e com costumes e aspirações que imitam o modelo europeu da Belle Époque. Dessa elite emergente faz parte o ambicioso marquês de Matsugae, cujo filho Kiyoaki é enviado para a elegante família do conde Ayakura, membro da nobreza em declínio, para ser preparado a assumir seu lugar na corte quando atingir a maioridade.”













Autor(a): Yoko Ogawa
Editora: Estação Liberdade
Ano da publicação no Brasil: 2016
Páginas: 304

Trecho da sinopse – “Os museus têm como pressuposto guardar objetos de valor histórico ou científico para fins de exibição pública, de modo a registrar à posteridade a importância que eles tiveram para a humanidade num período determinado. Mas como seria no caso de um museu que tivesse como objetivo preservar lembranças de pessoas que morreram? Essa é a essência da trama proposta pela japonesa Yoko Ogawa neste O Museu do Silêncio, primeira amostra da produção da autora que a Estação Liberdade traz ao público brasileiro.”











Autor(a): Eiji Yoshikawa
Editora: Estação Liberdade
Ano da publicação no Brasil: 2008
Páginas: 1832

Trecho da sinopse – “Este romance épico baseado diretamente na história japonesa narra um período da vida do mais famoso samurai do Japão, que viveu presumivelmente entre 1584 e 1645. O início é antológico: Musashi recupera os sentidos em meio a pilhas de cadáveres do lado dos vencidos na famosa batalha de Sekigahara, em 1600. Perambula a seguir em meio a um Japão em crise onde samurais condenados por senhores feudais ao desemprego e à miséria (os rounin), desbaratados, semeiam a vilania ditando a lei do mais forte.”










Autor(a): Kazuo Ishiguro
Editora: Companhia das Letras
Ano da publicação no Brasil: 2000
Páginas: 400

Trecho da sinopse – “Christopher Banks, um garoto inglês nascido na Xangai do início do século, fica órfão aos nove anos de idade, quando seus pais desaparecem misteriosamente. De volta à Inglaterra, torna-se um detetive de renome e circula nos meios mais refinados. Vinte anos depois, Banks resolve rever Xangai – agora palco da guerra sangrenta entre China e Japão.”











Autor(a): Kakuzo Okakura
Editora: Estação Liberdade
Ano da publicação no Brasil: 2008
Páginas: 144

Trecho da sinopse – “Escrito em 1906, O livro do chá promove uma reflexão, a partir da história e da descrição desse cerimonial, sobre o antagonismo entre tradição e modernidade. Escrita propositalmente em inglês, a obra tem como um dos objetivos tornar a tradição oriental conhecida e respeitada no Ocidente.”











Autor(a): Kobo Abe
Editora: Cosac & Naify
Ano da publicação no Brasil: 2015
Páginas: 288

Trecho da sinopse – “Escrito por Kobo Abe, um dos mais relevantes autores japoneses do século XX, este romance de matizes surrealistas tem como protagonista e narrador um cientista cujo rosto é irremediavelmente desfigurado por uma explosão. Sem esperança de melhora, com a face coberta por bandagens, ele recorre a seus conhecimentos científicos para construir um novo rosto, que passa a ser o seu.”










Autor(a): Koushun Takami
Editora: Globo
Ano da publicação no Brasil: 2014
Páginas: 664

Trecho da sinopse – “Na batalha de todos contra todos, há os que enlouquecem, os que se revoltam, os que extravasam os piores instintos, os que buscam se alienar – e até os que assumem com prazer a missão de eliminar pessoas que horas antes eram colegas de classe. Nesse ambiente, o fio do suspense se mantém esticado o tempo todo: é possível confiar em alguém? Do que um ser humano é capaz quando toda forma de violência passa a ser aceita?”











Autor(a): Yasunari Kawabata
Editora: Estação Liberdade
Ano da publicação no Brasil: 2006
Páginas: 176

Trecho da sinopse – “Kikuji Mitani é um jovem que, durante uma cerimônia do chá, reencontra duas antigas amantes de seu falecido pai, Chikako Kurimoto e a viúva Ota, e de repente se vê profundamente envolvido com elas. Enquanto Chikako tenta arranjar um casamento para Kikuji, este inicia um inesperado romance com a senhora Ota, que por sua vez tem uma filha chamada Fumiko, de quem Kikuji também irá se aproximar.”


Fonte: Leia para Viver

Nenhum comentário:

Postar um comentário