quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

O Parabenizando de hoje vai...: para James Joyce

James Joyce foi um romancista, contista e poeta irlandês expatriado. É amplamente considerado um dos autores de maior relevância do século XX.

Nascimento: 2 de fevereiro de 1882, Rathgar, Irlanda    
  
Falecimento: 13 de janeiro de 1941, Zurique, Suíça 


Peças: Exilados, Molly Bloom

Contos: The Dead, Araby, Eveline, As Irmãs, The Boarding House, mais

Influências: William Shakespeare, Oscar Wilde 


Um escritor irlandês, autor de "Ulisses", considerada a obra que inaugurou o romance moderno e uma das mais importantes da literatura ocidental.

 Ulisses foi publicado em 1922, cuja a história passa-se em um único dia, 16 de Junho de 1904, em Dublim. Seus personagens, Stephen Dedalus, Leopold Bloom e Molly Bloom, enfrentam situações correspondentes aos episódios da Odisseia, de Homero. 

Nessa obra, James Joyce reinventava a linguagem e a sintaxe. Radicaliza a linguagem narrativa, explorando processos de associação de imagens e recursos verbais, paródias estilísticas e o fluxo de consciência.

 Incorpora também teorias da psicanalise freudiana sobre o comportamento sexual. 

O livro foi proibido nos Estados Unidos, onde só foi liberado em 1936.


Ou seja: quando uma literatura é proibida, é sinal de que com certeza é muito bom e nos desperta para novas coisas. 


Algumas frases, textos desse brilhante escritor:



"Os erros são os portais da descoberta
.
James Joyce



"Traduzo assim S. Tomás de Aquino: há três coisas necessárias à beleza: integridade, harmonia e luminosidade. Correspondem essas coisas às fases da apreensão?

James Joyce



"Deus fez o alimento, o diabo acrescentou o tempero.

James Joyce


"Fizeste que eu confessasse os pavores que tenho. Mas vou te dizer também o que não me apavora. Não tenho medo de estar sozinho, de ser desdenhado por quem quer que seja, nem de deixar seja lá o que for que eu tenha que deixar. E não tenho medo, tampouco, de cometer um erro, um erro que dure toda a vida e talvez tanto quanto a própria eternidade mesma.

James Joyce


"Adoro flores
adoraria ter a casa toda nadando em rosas
meu Deus do céu
não tem nada no mundo como a natureza
as montanhas selvagens
as montanhas selvagens, depois o mar as ondas em tropel
e depois a beleza do campo as plantações de aveia e trigo
os animais pra cá pra lá tão bonitos.
Deve fazer bem à alma isso, ver os rios os lagos e as flores e formas de todos os jeitos e cheiros
e cores saltando de tudo até do fosso
primaveras e violetas
é a natureza

James Joyce


"Não há passado, nem futuro, tudo flui em um eterno presente.

James Joyce


"A única exigência que faço aos meus leitores é que devem dedicar as suas vidas à leitura das minhas obras."

James Joyce.


Fonte: O Pensador, Google, Wikipédia


Lindaiá Campos











Nenhum comentário:

Postar um comentário