terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Precisa-se de padrinhos para o nosso projeto!

Projeto: 2017
Você não pode deixar de ler!
Com Lindaiá Campos




Olá Pessoal como vai?
Espero que bem!


Estamos a procura de padrinhos, para colaborar e ajudar-nos a tirar nosso projeto do papel.

Conheçam mais sobre ele:



Subtítulos: 

Quanto aos sub temas iram variar de acordo com o tema abordado no momento.

Duração do projeto:

O tempo de duração do projeto irá variar de acordo com a atividade proposta no momento. Por exemplo, a ideia é passar determinados períodos dos fins de semana em localidades diferentes. Levando diversas atividades tanto para as crianças como para os pais também, tenho notado que a maioria dos projetos de incentivo à leitura, além de serem realizados em escolas, são direcionadas especificamente quase sempre para as crianças.

A duração pode ser em média 4 fins de semanas (um mês) em cada praça.
Mais e os adultos? Os pais desses alunos, dessas crianças? Acredito que incentivando os pais, dando-lhes oportunidade de aprendizado de uma maneira fácil, lúdica, e até mesmo porque não infantil, estará ajudando diretamente não só as crianças, como também os seus filhos, estreitando laços, causando orgulho mutuo, a cada avanço feito entre ambos.

Justificativas:
Muito mais um objetivo do que uma justificativa, a mesma é de incentivar a leitura, juntos percorrermos um caminho de descobertas nesse mundo imaginário, maravilhoso que sempre nos deixa algo a refletir, aprender, ensinar.

Objetivos:
A ideia é que ao final de cada oficina, fique um sentimento eterno no coração deles, não somente nas crianças, que enquanto estão nas escolas, participam de tudo, mais ao sair, muitas vezes a sua família não possui condições favoráveis e até mesmo uma base cultural, intelectual para manter, estimular isso. Quero plantar a sementinha da cultura em cada coração menos favorecido de Salvador. Quero dar a chance de crianças que frequentam o ensino público, no qual muitas vezes não possui as condições necessárias para dar a elas a chance de um conhecimento a mais. Quero dar aos pais que por eventualidades e divergências da vida, as vezes não pode estudar, tendo que começar desde muito cedo ajudar suas famílias, faltando-lhe oportunidade de poder viajar nesse lindo mundo que é a literatura.
Desenvolver mesmo que alguns de maneira tardia, técnicas e hábitos necessários para um bom aprendizado, aproveitamento e até mesmo no caso dos mesmos, porque não uma virada de vida?
Tenho o objetivo de formar uma biblioteca móvel, levando todo o encanto da leitura por onde passarmos.

Objetivos específicos:

Inserir a prática e a importância da leitura nas famílias;
Colocar todos em contato com os mais variados livros;
Desenvolver a linguagem verbal;
Resgatar a atenção da família com a criança e para consigo mesma;
Motivar as pessoas a querer ler;
Desenvolver a paixão pelos livros;
Promover uma aproximação entre escola, criança, família;
Atender uma possível demanda de leitores apaixonados pelo ato de ler que podem surgir;

Culminância:

Sem dúvida será a finalização do projeto, com brindes, sacola do projeto, apresentações de teatro, de mágica (a depender do livro proposto), desenhos, resenhas literárias, histórias, sorteios (a ideia é conseguir alguns livros e mimos literários ou quem sabe até mesmo uma bolsa de algum curso a fim de que não seja apagada essa nova chama acesa), pintura, oficinas, entre outros, como mencionei anteriormente, irá depender do tema (livro proposto naquele período).






Metodologia:
Será de maneira, simples, prática, objetiva de fácil entendimento, lúdica, nada daquele tradicionalismo que encontramos todos os dias na escola. A ideia é de que sejam tardes, agradáveis, divertidas e ao mesmo tempo de aquisições de conhecimentos.

Avaliação:

Nossa avaliação será inteiramente qualitativa. Observando cada qual de acordo com sua participação, interesse nas atividades propostas, participação, interação, socialização com os colegas, com a família, conosco e principalmente com a literatura em si. Resumindo: ter a certeza de que uma sementinha fora deixada ali.
Pretendemos distribuir também, um questionário de avaliação e sugestões, a fim de se ter uma estatística sólida do progresso de nosso projeto.


Atividades:

Bom primeiramente gostaria de começar entre tantos temas que possuo, com o livro O Circo Mecânico Tressalti para os pais e O circo da Aranha para as crianças. A ideia é criar um cenário circense, e embarcar nessa viagem com eles, com atividades como mágica, pinturas, dinâmicas de grupos, resenhas literárias sobre ambos, despertando assim a curiosidade dos mesmos a adquirir o livro para ler. Fazer uma peça de teatro para falar sobre o livro infantil, fazendo a criança se transportar para esse lindo mundo do circo.
A ideia também é fazer um kit literário para todos, uma sacola do projeto com atividades para as crianças executarem com os pais, além das que serão feitas lá, lanche, água, sorteios de brindes ou até mesmo bolsas de estudos (depende do patrocínio), poderia ser por exemplo cursos para os pais de empreendedores, profissionalizantes, assim como alguma atividade para seus filhos.
Sorteia alguns exemplares entre eles, tanto o infantil como o adulto, além de possuir alguns em nossa biblioteca para empréstimo enquanto tivermos alojados lá. Mesmo que o nosso tempo termine e muitos não consigam terminar de ler. Ficará a semente da curiosidade em terminar aquela incrível história.
Conseguindo patrocínio podemos doar uma certa quantidade de livros, o que seria ótimo na respectiva comunidade, fazendo com que um acabando de ler passasse para outro, assim sucessivamente. Faríamos uma espécie de Turner, pelas praças de Salvador e quem sabe futuramente até mesmo em algumas cidades vizinhas. A cada mês um novo livro, um novo tema.
No blog possui diversos quadros, nos dando bastante diversificações para disseminar
Objetivamos também promover oficinas, no caso do tema do circo, uma de brinquedos recicláveis (eles descobriram que isso tem muito a ver com os personagens do livro em questão).

Fardamento:

O fardamento será da seguinte maneira:

Um macacão jeans com o nome do projeto no bolso da frente e patrocínio no bolso de trás, com alças que descem até a cintura;
Blusa branca lisa;
Meias coloridas ou brancas (a decidir);
Tênis coloridos;
Boné branco com o nome do projeto estampado e patrocínio;
Maquiagem de palhaço;

Formando assim além de uma caracterização própria, também uma padronização com um caráter mais profissional.

Podendo até a depender da quantidade, sortear ou comercializar alguns livros, bonés. A definir.

Obs.: precisamos de patrocínio para isso.
E Penso em lançar campanhas de doações de livros para o projeto.

 

O Você não pode deixar de ler, possui um site, blog, canal de Youtube, TWitter, sendo muito visitado por pessoas de diversos estados diferentes, ainda pouco disseminado na cidade a qual foi criada e que é de seu inteiro interesse interagir, que a Bahia.

Deixarei aqui o link do mesmo a nível de conhecimento:

Telefone: 71 98647-8619


Quem tiver interesse em nos ajudar, contribuindo com $5,00 ou o que poder dar, que que o nosso projeto não morra e cresça a cada dia é só depositar:

Caixa Econômica 
Ag: 0618 op: 023
Cc: 5086-4

Lindaiá de Jesus Campos

E se você não poder realizar esse feito, mais poder colaborar e quiser de uma outra maneira é só entrar em contato conosco !


Precisamos de patrocínio para montagem da estrutura, figurinos, fardamentos e tudo mais que for necessário e é claro, os livros, para que esse projeto seja enfim, retirado do papel.
De onde saiu esse, existem muito mais.

Espero que possamos formar uma longínqua e duradora parceria.

“Se você não gosta de ler é porque ainda não escolheu o livro certo”.

Lindaiá Campos

#vcnpdeixardeler

Nenhum comentário:

Postar um comentário